Multifluência, a origem | Parte 1

Poderia até ser uma indicação de leitura!
Escritos pelo meu pai e pelo Plínio, esses livros são parte da minha história, inspiração para o profissional que me tornei e a origem da Multifluência!
Vou contar como a ideia aconteceu, em duas histórias:

História 1:
Cresci com esse livro de capa amarela circulando em casa – adorava ver as ilustrações do Enio, principalmente desse “professor doido” na capa com a câmera no pescoço, puxando um carrinho tipo “Radio Flyer” cheio de equipamentos. Hoje carregamos todos esses gadgets (e muitos outros) na palma das nossas mãos! Em 1986 o livro de capa amarela foi atualizado e o título mudou para “Recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem”, incorporando novos recursos disponíveis, inclusive com um tímido capítulo final chamado “computador”!

História 2:
Meu primeiro trabalho foi um estágio no departamento de criação da agência DPZ em 1987 – eu tinha 14 anos, aprendi muita coisa! Mas, o que eu mais fiz nesse estágio, foi preparar os materiais das campanhas para apresentar aos clientes. NÃO TÍNHAMOS COMPUTADORES PARA ISSO, mas a agência tinha uma excelente estrutura e equipamentos ultramodernos para época, como estúdio fotográfico, laboratório de revelação, reprografia, além de muitas ferramentas de design.

Um dia, estas duas histórias se cruzaram!

Meu pai me pedia ajuda para organizar as transparências dele, dos cursos, aulas e palestras que ele ministrava. De um lado da mesa, ele seguia um roteiro e ditava as instruções, do outro lado, eu colocava as lâminas em ordem. Observando o material que eu manuseava, percebi que meu aprendizado poderia ser útil, melhorando a qualidade de todos os materiais que ele usava: transparências, apostilas, jogos, textos, estudos de caso e outros. Expliquei a ideia, fiz uma proposta e ele topou, logo providenciou tudo o que eu precisava para trabalhar!

Então, eu li o livro vermelho!!! E o resultado: meu pai tinha o kit de transparências e materiais didáticos mais bonitos, coloridos e criativos que se podia ter! Conforme a tecnologia evoluía e ficava acessível, a gente atualizava o processo de produção. Tive PC, impressora e scanner muito cedo – passei a entender de hardware. Autodidata, aprendi fotografia, diagramação, estudei programação e outras coisas. Os clientes ficavam encantados com tudo aquilo que a gente apresentava! Com o avanço dos softwares e a popularização da internet, criamos vários programas de treinamento presenciais e à distância, usando a tecnologia de cada época.

A história está bastante resumida, mesmo assim, foi muito bom voltar à origem, reviver bons momentos e falar de um embrião que hoje chamamos de Multifluência!

Referências Bibliográficas:

FERREIRA, Oscar; SILVA JÚNIOR, Plínio. Recursos audiovisuais para o ensino. E.P.U.,1975.

FERREIRA, Oscar; SILVA JÚNIOR, Plínio. Recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem. E.P.U.,1986.

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