O papel da tecnologia aplicada aos Ecossistemas de Aprendizagem para a Educação Corporativa
Entenda o conceito, identifique os principais componentes do Ecossistema de Aprendizagem, conheça as novas tecnologias aplicadas e avalie como anda o desenvolvimento da Educação Corporativa na sua empresa.
Se você trabalha com T&D certamente está familiarizado com esse tema. É um assunto tão importante que deve envolver toda organização, mas, sabemos que na prática, a teoria é outra! Nem sempre os dirigentes dedicam a devida importância e atenção para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, quem dirá a construção e manutenção de um Ecossistema de Aprendizagem.
Em todas as organizações existem colaboradores especialistas em assuntos extremamente específicos, que desenvolveram e acumularam conhecimentos ao longo de anos de serviço. É uma prática comum que novos colaboradores sejam treinados “estagiando” ao lado desses experts. São treinamentos informais, na maioria das vezes não são registrados e o conhecimento pertence única e exclusivamente ao indivíduo.
Mas é possível mudar isso! Porém, além do desejo, força de vontade e esforço, exige realinhamento do pensamento estratégico e cultural.
O Ecossistema de Aprendizagem é algo que deve permear todas as áreas e todos os níveis hierárquicos da organização, é um componente fundamental para a formação e consolidação de uma nova cultura organizacional!
O que é um ecossistema de aprendizagem?
Resumidamente, podemos dizer que o Ecossistema de aprendizagem é um ambiente educacional dinâmico e interativo que abrange todos os participantes envolvidos no processo de aprendizagem. Em uma instituição de ensino são os alunos, colaboradores, professores, auxiliares, instrutores. Em uma organização, podemos ousar dizer que TODOS os colaboradores fazem parte (ou deveriam fazer) do processo de aprendizagem, com papéis que podem se alternar constantemente: sou educando (aluno) ao mesmo tempo que sou tutor, mentor ou instrutor. Isso porque um ecossistema de aprendizagem possui uma abordagem colaborativa, com foco construtivista. Coloca o educando como foco central, valoriza o compartilhamento de informações, aprendizados e vivências. Diferente dos métodos tradicionais de ensino, que são unidirecionais centrados no instrutor – onde o papel do professor é ensinar e do aluno aprender (parece com algo que vivemos por muitos anos nas nossas vidas) – aqui, a premissa é que todos tem algo a ensinar e, lógico, a aprender! Nesse ecossistema, o conhecimento não é apenas transmitido pelos professores/instrutores, mas é construído coletivamente por meio de interações e experiências compartilhadas.
Quais são os componentes do ecossistema de aprendizagem?
Dentro de um ecossistema de aprendizagem, alguns componentes devem interagir para que o ambiente educacional seja dinâmico e eficaz. Vamos conhecer os principais:
Agentes da aprendizagem – São os colaboradores que fazem o papel de professores, instrutores e tutores e auxiliam na aplicação de programas de treinamento e avaliações. Tem um papel essencial como facilitadores do conhecimento, enquanto mentores oferecem suporte mais direcionado e individualizado. Não podemos esquecer dos alunos, que são o centro do processo educacional e atuam como agentes colaborativos para troca de conhecimentos e experiências, enriquecendo o aprendizado coletivo.
Estrutura organizacional – Formado pela comunidade que fornece o contexto necessário para que o sistema funcione e o aprendizado aconteça, aqui podemos considerar também CLIENTES e FORNECEDORES! Importante destacar que os dirigentes das empresas e organizações devem atuam como patrocinadores (sponsors) para a implantação de um ecossistema de aprendizagem e assim criar uma base sólida para sustentar o ecossistema.
Cultura de aprendizagem – Propõe um ambiente favorável para troca de conhecimento e ao desenvolvimento de competências, baseado nas atitudes, valores e crenças definidos e compartilhados pela organização.
Conteúdo educacional – Definição dos temas e assuntos dos programas de treinamento e competências comportamentais a serem desenvolvidas. Inclui a criação dos materiais de estudo, recursos didáticos e atividades que compõem o currículo, estabelecendo a base teórica e prática para o desenvolvimento do aprendizado.
Tecnologia educacional – Fundamental e vital nesse ecossistema, as ferramentas tecnológicas devem ser integradoras e facilitadoras. Plataformas digitais, aplicativos multiplataforma, jogos educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e dashboards, são exemplos de ferramentas que facilitam a personalização do ensino e ampliam as possibilidades de interação e engajamento dos alunos.
Comunicação e colaboração – Apoiada em ferramentas tecnológicas, permitem estabelecer canais de comunicação para colaboração e troca de ideias entre alunos, professores e outros agentes do aprendizado. Existem ferramentas específicas que transformam o trabalho em equipe em um ambiente colaborativo permitindo compartilhamento de recursos.
Avaliação e feedback – Necessários para medir o progresso dos alunos e a eficácia do processo de aprendizagem. Métodos e técnicas de avaliação são combinados com feedback contínuo, que orienta os alunos na identificação de áreas de melhoria e no aprimoramento do desempenho.
Mas, quais são os objetivos e os benefícios para a educação corporativa?
Juntos, esses componentes contribuem para o atingimento de objetivos específicos e o desenvolvimento da Educação Corporativa, criando um ambiente propício que:
Promove a aprendizagem ativa com autonomia em um ambiente engajado, motivador, inclusivo e acolhedor: Uma cultura de aprendizado constante, ajuda os colaboradores a se manterem atualizados e progredirem em suas carreiras. Ao adotar uma abordagem ativa e interativa, aumenta o engajamento e motivação dos colaboradores;
Facilita a personalização e flexibilidade da aprendizagem, a colaboração e a cooperação: Permite a oferta de programas de treinamento e desenvolvimento personalizados, adaptados às necessidades individuais dos colaboradores, alinhado com as estratégias da empresa. Facilita a troca de conhecimento, experiências e melhores práticas, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e de apoio;
Desenvolve habilidades, retém talentos e estimula a criatividade e a inovação: Capacita os profissionais com as competências necessárias para enfrentar um ambiente de trabalho em constante evolução. Investir no crescimento dos colaboradores aumenta a satisfação e a retenção de talentos, criando um senso de valorização e oportunidade para desenvolvimento dentro da empresa.
Integração tecnológica é fundamental
O investimento em tecnologia é fundamental para construir ecossistemas de aprendizagem que atendam às demandas do presente e do futuro, promovendo uma educação de qualidade, acessível e transformadora.
A tecnologia permite desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) completo, totalmente personalizado às necessidades das empresas, com conteúdo exclusivo, adaptado ao ritmo e o estilo de ensino individuais de cada aluno/colaborador. Permite ainda que educadores e alunos tenham acesso a uma variedade de recursos educativos, como vídeos, simuladores, jogos, animações, e-books e muitos outros recursos interativos.
O melhor é que pode integrar diferentes metodologias e ferramentas em um único ambiente, promovendo maior interação entre alunos e professores, além de facilitar a avaliação do desempenho. A tecnologia melhora a eficiência dos processos educacionais e também prepara todos os agentes para um mundo cada vez mais digital e conectado.
Principais tendências e inovações no ecossistema de aprendizagem
Para estar sempre um passo à frente, conheça as tendências que já estão transformando empresas de sucesso e podem ajudar sua empresa a evoluir.
Microlearning Gamificado Treinamentos curtos e interativos focados em engajamento. As “microlições” são adequadas ao mundo moderno e acelerado, facilmente realizadas, com uma experiência divertida e interativa. A gamificação mantém o aprendizado sempre ativo, incentiva os alunos a persistirem em seus esforços de aprendizagem e posteriormente se envolverem mais profundamente com o conteúdo;
Personalização em escala Inteligência Artificial está sendo cada vez mais utilizada para personalizar a experiência de aprendizagem, fornecendo recomendações de conteúdo, adaptando o ritmo e o estilo de ensino às necessidades individuais dos alunos e das empresas, oferecendo feedback automatizado;
Aprendizado imersivo A Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) estão transformando a experiência educacional, permitindo que os alunos explorem ambientes virtuais imersivos, realizem simulações realistas e interajam com objetos e cenários tridimensionais;
Aprendizagem adaptativa e Dashboards inteligentes Utiliza algoritmos e análise de dados para personalizar o caminho de aprendizagem de cada aluno, com base em seu desempenho, preferências e necessidades individuais. Isso permite que os alunos avancem em seu próprio ritmo e recebam suporte personalizado sempre que necessário, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e eficiente. Os dashboards continuam apresentando todos os indicadores, mas também utilizam algoritmos para análise destes dados, indicando tendências, preferências, ajudando a planejar programas e ações futuras.
Os métodos de ensino precisam acompanhar as transformações tecnológicas e sociais para atender às novas demandas de aprendizagem. O mundo corporativo está mudando mais rápido do que nunca e cada vez mais conectado, é imprescindível investir e valorizar o bem mais precioso das organizações: as pessoas! Verificando os componentes do ecossistema de Aprendizagem apresentados é possível avaliar o quanto sua organização está evoluída em cada aspecto, onde precisa investir em melhorias para atingir os objetivos desejados. Você também pode contar com a Multifluência para realizar esse diagnóstico e desenvolver um plano de ação!
Oscar Ferreira Neto é Diretor na Multifluência Educação Corporativa
Formado em administração de empresas e pós graduado em Marketing e Mídias Digitais pela FGV. Extensão em Educação Corporativa na FGV e especialização em Mídias na Educação pela UFJF. Em 2017 criou a Multifluência, que apresenta soluções para Educação Corporativa. Experiência de quase 30 anos como consultor de empresas, desenvolvendo programas de treinamento, programas de integração, jogos de empresas, dinâmicas e atividades vivenciais para grandes empresas.
Publicar comentário